Relações Rússia-Brasil: será possível trazer mais turistas russos?

As relações entre a Rússia e o Brasil estão saindo fortalecidas por conta de um evento especial, organizado por ocasião da Copa do Mundo. O Espaço Venâncio Cultural, no Shopping Venâncio 2000, em Brasília, está acolhendo uma exposição sobre a Rússia e sua cultura. O evento, denominado Especial Rússia, é uma iniciativa da Embaixada da Rússia no Brasil e também da Igreja Ortodoxa Russa.

No evento estiveram presentes, representando suas instituições, o embaixador russo no Brasil, Sergey Akopov, e o vigário da Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou em Brasília, padre Francisco de Assis da Cruz Feitosa. Entre ambos, destacaram o fato de a cultura russa ser ainda pouco conhecida no Brasil e as surpreendentes semelhanças culturais entre os dois países.

Relações culturais Brasil-Rússia

Em sentido contrário, já é habitual o Festival de Cinema Brasileiro em Moscou, que em 2017 cumpriu sua décima edição. No último ano, o evento aconteceu pela primeira vez em três cidades (Moscou, São Petersburgo e Kazan) e apresentou filmes como “Axé: Canto do Povo de Um Lugar”, “Bingo – O Rei das Manhãs” e “Aquarius”.

Será possível trazer mais turistas russos até o Brasil?

Muito por conta da distância geográfica, não é fácil promover as ligações entre os dois países. Os voos mais rápidos entre Moscou e o Rio podem demorar 17 horas. Mas isso não impede que o setor turístico brasileiro não possa se promover um pouco mais neste mercado. Afinal, a Rússia é um dos países mais populosos do mundo, com 144 milhões de habitantes, e uma classe média em crescimento por conta do desenvolvimento econômico. Nos últimos anos, são muitos os turistas de alto padrão voando desde seu frio país e demandando países mais quentes, como Chipre ou a Grécia, e até Espanha e Portugal.

O Brasil deve estar atento a todos os nichos de mercado e esta pode ser uma oportunidade a ter em atenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *