Os russos do Mato Grosso: um outro retrato do Brasil

Há poucos dias, e por ocasião da Copa do Mundo de futebol, uma reportagem da BBC apontava as singularidades da colônia de imigrantes da Rússia em Primavera do Leste, no Mato Grosso. A comunidade começou se formando em uma zona rural na década de 70, antes de Primavera do Leste ser município. De acordo com o artigo, os primeiros imigrantes são descendentes de russos fugidos devido a perseguição religiosa em seu país, depois da Revolução de 1917.

Seu apego a seus costumes e tradições é visível no estilo de vida que levam, acentuado pela ruralidade. O historiador Vitale Joanoni Neto, da Universidade Federal de Mato Grosso, lembra que os habitantes da colônia têm consciência que a Rússia atual não é mais como no tempo de seus pais ou avós, mas insistem em manter determinadas tradições. Uma delas, de resto, está perfeitamente alinhada com a Rússia atual, que é a utilização do calendário juliano em seu cotidiano.

Contudo, em anos mais recentes, as novas gerações estão se ‘abrasileirando’. Por vezes em pequenos detalhes, como no fato de as jovens solteiras saírem à rua de cabelo solto e não mais, obrigatoriamente, em trancinhas. No mais, a tradição do casamento arranjado ou do casamento obrigatório dentro da comunidade está se perdendo também, com diversos descendentes se envolvendo com brasileiros e deixando a colônia.

E quanto à Copa? Os mais velhos estarão pela equipe da casa, mas alguns dos mais jovens já terão o Brasil no topo de sua torcida.

O que visitar em Mato Grosso

A comunidade russa de Primavera do Leste vem nos recordar como o Brasil é imenso e vale a pena ser conhecido. Além de Cuiabá e da Chapada dos Guimarães, você pode visitar o No Recanto Ecológico Lagoa Azul, em Nobres, o vale do Araguaia e o imenso Pantanal. Procure hotéis em Mato Grosso e pense em conhecer seu Brasil com mais detalhe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *